1.8.16

Gateau Saint Honoré é uma torta verdadeiramente espetacular para ser servida em ocasiões especiais. Apesar do tempo de preparação ser long...

Gâteau Saint Honoré, uma obra de arte em forma de sobremesa

Nenhum comentário:
 
Gateau Saint Honoré é uma torta verdadeiramente espetacular para ser servida em ocasiões especiais. Apesar do tempo de preparação ser longo, a elaboração da receita não é tão complicada quanto parece. A maior dificuldade é na preparação das carolinas e na finalização do doce. O resultado exclusivo de cada preparação pode ser considerado uma obra de arte.

O nome Saint Honoré tem duas prováveis origens: além de ser o santo padroeiro dos padeiros e confeiteiros franceses, o criador do bolo, chef Chiboust , tinha sua confeitaria “Pastry” na Rua Saint Honoré, em Paris (data da criação da receita - 1846). Aprenda a preparar:

GÂTEAU SAINT HONORÉ 

                                                             Foto: Reprodução

Ingredientes:

Massa:
3 discos de massa folhada de 20 cm de diâmetro (250 g) assados

Carolinas:
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
2 a 3 ovos
1 pitada de sal

Creme de baunilha:
1 lata de leite condensado
1/2  lata de leite
2 gemas
1 colher (café) de essência de baunilha

Creme de licor:
1 lata de leite condensado
3 ovos
1/2 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de Cointreau
2 colheres (sopa) de açúcar

Caramelo:
3/4 xícara (chá) de açúcar (125 g)
3 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:

Carolinas:
Leve ao fogo uma panela com a manteiga e o sal. Junte meia xícara (chá) de água morna e deixe ferver. Retire do fogo, junte a farinha, mexendo rapidamente com uma colher de pau.

Leve novamente ao fogo mexendo sempre até formar uma bola e soltar do fundo da panela. Retire do fogo e coloque numa tigela, junte os ovos, uma a um incorporando-os à massa em cada adição.
Estará no ponto quando formar longas pontas ao cair da colher.

Coloque a massa em um saco de confeitar e faça carolinas de 3 cm de diâmetro aproximadamente, diretamente em assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno preaquecido 180°, por 25 minutos, até que elas tenham dobrado de volume e dourem.

Desligue o forno e deixe a porta entreaberta para as carolinas secarem um pouco.

Creme de baunilha:
Misture o leite condensado, as gemas peneiradas, o leite, a baunilha e leve ao fogo baixo para engrossar, mexendo sempre. Deixe esfriar e leve à geladeira coberto por filme plástico.

Creme de licor:
Misture o leite condensado, as 3 gemas e o leite e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar (mais ou menos 15 minutos). Apague o fogo, adicione o Cointreau e o creme de leite e misture.

Passe por uma peneira e reserve. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar aos poucos até ficar bem firme. Incorpore-as delicadamente ao creme de licor e leve à geladeira.

Montagem da torta:
Coloque um disco de massa folhada assada num prato para bolo e espalhe sobre ele o creme de baunilha. Cubra com outro disco e espalhe sobre ele metade do creme de licor, reservando o restante para rechear as carolinas e cobrir a última camada. Coloque o último disco e leve a torta à geladeira.

Recheie então as carolinas: com o auxílio de um saco de confeitar, pressione-as com o bico, recheando pelo fundo com o creme de licor.

Caramelo:
Misture o açúcar com a água, numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo mexendo até o açúcar dissolver. Aumente a chama e deixe a calda ferver até adquirir a cor dourada (aproximadamente 5 minutos após a fervura).

Apague o fogo, retire a torta da geladeira, mergulhe o fundo das carolinas no caramelo grudando-as em volta da borda do último disco de massa folhada. 

Despeje o restante do creme de licor no centro da torta. As carolinas impedirão que ele escorra. Com um garfo, pegue uma porção da calda de caramelo, espere amornar e faça fios, puxando com os dedos, em cima das carolinas, formando um gradeado. Se quiser, pode decorar ao seu gosto. 

Mantenha a torta na geladeira até a hora de servir.

Dicas importantes:
Não prepare a receita com muita antecedência, pois o caramelo tende a derreter e a massa folhada pode murchar.

Verifique o ponto da calda de açúcar para fazer os fios. Mergulhe o garfo na panela erguendo-o em seguida. Deve se formar um fio que ao ser puxado com as mãos forma a escultura com maior facilidade.

Se não quiser preparar as carolinas, elas podem ser encomendadas em padarias e confeitarias. Somente recheá-las reduz bastante o trabalho de preparação da torta.


Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário