26.7.16

O cálcio é um mineral que participa de funções importantes do organismo e, por isso, sua presença é vital para o perfeito funcionamento d...

Que o cálcio faz bem para os ossos ninguém duvida, mas é só isso?

Nenhum comentário:
 
O cálcio é um mineral que participa de funções importantes do organismo e, por isso, sua presença é vital para o perfeito funcionamento do corpo humano. Pensando nisso, a nutricionista Ana Paula Del´Arco mostra como e o porquê a recomendação do consumo de 3 porções de lácteos ao dia é tão importante para o suprimento da ingestão deste mineral.

                                         Foto: Reprodução

Nervos e músculos - o cálcio é responsável pela transmissão de impulsos nervosos e contração muscular, o que se traduz, por exemplo, pelos batimentos cardíacos.

Controle da massa corpórea - participa de sinalizações intra e extracelulares, como por exemplo a regulação da termogênese (regulação da temperatura corporal) e a regulação de lipogênese (produção de ácidos graxos (gorduras) a partir do excesso de glicose no organismo, guardando energia) e lipólise (o contrário da lipogênese, ou seja, é a quebra da gordura (dos ácidos graxos) em glicerol, para obter energia para o corpo), atuando positiva ou negativamente nos quadros de obesidade.

Ossos – sabidamente fundamental para a saúde óssea e dentária.

Assim, o cálcio tem definidas duas funções no organismo: as regulatórias (sinalizações celulares) e as estruturais (estrutura óssea e dentária).

Você sabia que nosso corpo possui um reservatório de cálcio? Ele é o mineral mais abundante no organismo, representando 1,5% de toda a massa corporal e é o 5º em presença entre todos os elementos, perdendo apenas para o oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio.

O corpo humano abriga 99% do cálcio no esqueleto, ou seja cerca de 1,3 kg de cálcio estão armazenados nos ossos, estando presente em 60% do esqueleto humano.

O organismo tem a capacidade de controlar a distribuição do cálcio para suas diversas funções, por vezes retirando o mineral do reservatório (esqueleto) quando há inadequada ingestão do mineral.  

A correta distribuição do cálcio para as diversas funções no corpo é orquestrada por hormônios, mais precisamente pelo PTH (hormônio da paratireoide), a calcitonina e a forma ativa da vitamina D, além de um receptor para detectar as concentrações de cálcio no fluído extracelular (CaR).

Ou seja, o PTH tem a função de manter os níveis adequados de cálcio no fluido extracelular, e a calcitonina a função de evitar níveis muito elevados de cálcio no sangue. “É como se o corpo possuísse duas alavancas: uma para inibir a redução de cálcio e outra para prevenir aumentos anormais de cálcio. É por isso que alertamos para os prejuízos que o organismo pode ter tanto para a falta quanto para o excesso de cálcio”, explica.

Entre os alimentos, é no leite que se concentra a maior quantidade de cálcio. *Em 206 g de leite existe 300 mg de cálcio, com absorção pelo organismo estimada em 96,3 mg (32%) . É por isso que as fontes lácteas são as mais indicadas para o adequado consumo de cálcio.

* Fonte: adaptada de Weaver e Heaney, 2005.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário