6.6.16

Em sua 20ª edição, o ExpoVinis Brasil , maior evento de vinhos realizado na América Latina, vai promover palestras e degustações destinadas ...

Profissão: Sommelier

Nenhum comentário:
 
Em sua 20ª edição, o ExpoVinis Brasil, maior evento de vinhos realizado na América Latina, vai promover palestras e degustações destinadas a profissionais,com foco naqueles que desejam iniciar carreira no mundo do vinho.

O setor que movimenta anualmente, só em rótulos nacionais, R$ 1,2 bilhão e que caminhou no sentido contrário à recessão econômica: em 2015, de janeiro a novembro, o crescimento em relação a 2014 foi de 4,1% para vinhos finos e 16,5% para espumantes, categoria que detém cerca de 80% de participação no mercado interno (fonte: Ibravin).

                                      Foto: Reprodução

Para os estabelecimentos comerciais, a notícia também é otimista: pesquisa realizada pelo ExpoVinis Brasil aponta que um restaurante, por exemplo, pode faturar entre 25 e 30% a mais com vinho, o que gera uma demanda cada vez maior por profissionais capacitados.

#ficaadica: além de contribuir para o aumento das vendas de vinho em um restaurante, o sommelier pode colaborar na montagem da carta de vinhos, já pensando na harmonização com os pratos.

                                                  Foto: Reprodução

Demanda gera oferta. Por isso, o ExpoVinis Brasil investiu em atividades iniciação e capacitação de profissionais que desejam trabalhar com tintos, brancos, rosés e espumantes. A feira fechou uma importante parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP), que irá ministrar atividades especialmente pensadas para os futuros profissionais do vinho e para o novo apreciador da bebida.

As palestras serão ministradas a partir das 17 horas, nos dias 15 e 16 de junho. Ou seja, antes de ter acesso a centenas de rótulos, será possível participar de uma aula com os professores da ABS-SP. Temas como “Enogastronomia: como combinar vinho e comida”, “Noções básicas de degustação” e “Técnicas de serviços para sommelier” serão conduzidos por especialistas como Arthur Azevedo, presidente da associação.

“O ExpoVinis é um evento que gera trabalho, emprega recursos e contribui de forma inquestionável para o crescimento e amadurecimento do setor do vinho no Brasil. Nosso principal objetivo é fomentar o segmento atuando em suas diversas frentes: vendas, consumo, educação e profissionalização”, enumera Clélia Iwaki, diretora da feira.

Os iniciantes na profissionalização do vinho também terão a oportunidade de participar do WSET - Nível 1 - Eno Cultura, que vai tratar de temas como ‘Introdução ao vinho’, ‘Técnicas de degustação’ e ‘Serviço do vinho’.

O curso é reconhecido internacionalmente pela instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust) e acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho, sempre das 10 às 12h30. Informações sobre valores e inscrições: cursos@enocultura.com.br (mencionando ‘Curso ExpoVinis’).

Quem já trabalha no segmento e quer enriquecer seus conhecimentos, o ExpoVinis Brasil realiza a primeira edição do Fórum ExpoVinis, com ampla programação voltada para a difusão de conteúdo de qualidade sobre o setor. Serão palestras com temas como ‘Sommelier: o grande diferencial para seu restaurante decolar na venda de vinhos’ e ‘Ganhe dinheiro com o modelo de adega perfeita’.

Sommeliers reconhecidos como Diego Arrebola (bicampeão do Concurso Brasileiro de Sommeliers), Manoel Beato (sommelier-chefe do grupo Fasano) e Tiago Locatelli (premiado sommelier do grupo Varanda) comandam as discussões.

Após o Fórum, os visitantes poderão participar das Experiências Gastronômicas oferecidas pela revista Prazeres da Mesa. São aulas seguidas de minidegustações, no período da tarde, sempre com um chef de cozinha trazendo uma experiência para os participantes.

Ainda em parceria com a Prazeres da Mesa, o grupo Pão de Açúcar disponibilizará o carrinho-cozinha ‘Pitadas ao Vivo’, com aulas sobre gastronomia no local onde acontecerão as aulas-show, no Espaço Cozinha Mesa.

SERVIÇO:

ExpoVinis Brasil 2016 | 20º Salão Internacional do Vinho
Dias 14 e 15/ junho, das 13 às 21 horas. Dia 16/ junho, das 13 às 20 horas.
(O dia 14 é exclusivo para profissionais do setor. Aberto ao consumidor final nos dias 15 e 16 de junho a partir das 17 horas).

Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo - Vila Guilherme - São Paulo/SP

A programação completa e todas as informações sobre valores e vagas podem ser acessadas no site.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário