5.4.17

Com o objetivo de integrar cada vez mais o público ao universo literário de forma lúdica, a Biblioteca de São Paulo , instituição do Govern...

Obras de Monteiro Lobato são temas do encontro “Viagem Gastronômica” na Biblioteca de São Paulo

Nenhum comentário:
 
Com o objetivo de integrar cada vez mais o público ao universo literário de forma lúdica, a Biblioteca de São Paulo, instituição do Governo do Estado de São Paulo, realizará no dia 8 de abril, das 15h30 às 17h00, mais uma edição do encontro Viagem Gastronômica. A edição deste mês convida os participantes a viajarem pelas obras de Monteiro Lobato, escritor brasileiro criador da história do “Sítio do Picapau Amarelo”, “Fábulas de Narizinho” e tantos outros contos do folclore brasileiro.

                    Foto: Divulgação

A atividade gratuita, indicada para maiores de 16 anos, será ministrada pela historiadora Dolores Freixa com participação de Solange Botura, professora de técnicas de cozinha brasileira e eventos gastronômicos, que juntas ensinarão como preparar bolinho caipira e bombocado de milho. 

Abordando a forte relação que o autor tinha com a região do Vale do Paraíba, sua terra natal, dedicando seus contos, ensaios e livros infanto-juvenis ao amor à mesa, por meio dos quitutes em que alimentava os seus personagens. Como nos livros “O Minotauro”, que diz que de tão apavorada a Tia Anastácia começou a fazer centenas de bolinhos com o intuito de se distrair ou no conto “As Fadas”, que revela uma mesa repleta de gostosuras.

É essa relação da vida com a comida típica paulista que permeia o encontro, que acontece no auditório da BSP.  Confira abaixo a receita da oficina e mais detalhes da programação no site oficial: http://bsp.org.br.

Confira a receita de Bolinho Caipira, que vai ser preparada no evento:

BOLINHO CAIPIRA
Ingredientes:
1 kg de farinha de milho Amarela
2 xícaras de (chá) de farinha de mandioca crua
1 xícara de óleo
4 colheres (sopa) de caldo de galinha em pó (se preferir usar o caldo de galinha em tablete, são 4 unidades, dissolva-os na água quente que será misturada à massa)
Óleo para fritura

Recheio:
500 g de carne moida fresca
Temperos de sua preferência (alho, cebola, cheiro verde, pimenta vermelha, cominho, etc)
Limão (não pode faltar, porém, sem exagero)
Dica: o tempero é batido no liquidificador

Modo de Preparo:   
                        
 A farinha de milho deve ser previamente passada em uma peneira de aço para desmanchar os flocos. Depois, colocar a farinha de mandioca, o óleo e o caldo de galinha e misturar tudo muito bem. Prove, caso necessário, e coloque uma pitada de sal.

Colocar meio litro de água quente para escaldar a farinha e água fria para dar o ponto. A quantidade de água fria depende muito da farinha.

Dicas:
O ponto da massa pode ser verificado fazendo uma bolinha de massa, se não rachar está no ponto. A massa deve estar macia e lisa.

A farinha de milho não deve ser muito torrada. Ao comprar preste atenção na cor, que deve ser clara.

 Recheio:
Misture os temperos e o caldo de limão com a carne moída fresca. Depois, colocar o recheio cru no meio da massa e formar os bolinhos (molhar a mão para enrolar). 

Frite em óleo bem quente, em uma quantidade que cubra os bolinhos, e estará pronto para degustar.

SERVIÇO:

Viagem Gastronômica: Monteiro Lobato
Local: Biblioteca de São Paulo
Data: 8 de abril – das 15h30 às 17h00
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Telefone: (11) 2089-0800

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário