28.11.16

Na França, ao Sul de Orléans, no Vale do Loire, fica Lamotte-Beuvron, pequena cidade onde, em 1889, foi criada acidentalmente a receita de u...

Tarte Tatin

Nenhum comentário:
 
Na França, ao Sul de Orléans, no Vale do Loire, fica Lamotte-Beuvron, pequena cidade onde, em 1889, foi criada acidentalmente a receita de um dos maiores clássicos da confeitaria francesa: a Tarte Tatin.

A história conta que após o falecimento do pai, as irmãs Stephanie e Caroline Tatin ficaram responsáveis por cuidar do negócio da família, o Hotel Tatin. Caroline era a encarregada da administração do Hotel, e cabia a Stephanie cuidar do restaurante.

O local era famoso na região por sua perfeita torta de maçã com crosta crocante, maçãs macias e caramelizadas. Até que, por engano, num dia de muito movimento, Stephanie colocou as maçãs no forno, esquecendo de acrescentar a massa. Percebendo seu erro, tentou recuperar o prato colocando a massa para cobrir as maçãs. Quando desvirou a torta e viu o belo resultado, decidiu servir imediatamente, mesmo ainda estando quente. E assim, pode-se dizer que nasceu a Tarte Tatin, uma das mais famosas tortas do mundo.

A receita foi levada à Paris pelo famoso restaurante Maxim’s, onde aparecia no cardápio como a torta das damas Tatin, dando continuidade e reputação à lenda das irmãs. O recheio desta torta leva somente três ingredientes: maçãs, manteiga e açúcar. A massa folhada dá um resultado leve e prático. Veja como preparar:

TARTE TATIN

                                              Foto: Reprodução

Ingredientes:

7 maçãs, 3 verdes e 4 vermelhas (Fugi)
suco de 2 limões
1 xícara (chá) de açúcar
Mais 2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Deixe reservado o suco dos 2 limões. Descasque as maçãs e corte-as em fatias grossas. Assim que for terminando cada uma, coloque um pouco do suco de limão para não escurecer. Reserve.

Derreta a manteiga e coloque numa forma antiaderente redonda. Cubra com 1 xícara de açúcar, espalhando por igual. Arrume as maçãs por cima desse açúcar. Polvilhe com mais 2 colheres de açúcar.

Leve para a chama do fogão (baixa) e espere dourar (o açúcar tem que ficar claro e as maçãs apenas murchas). Esse processo demora uns 20 minutos. Retire e deixe esfriar.

Use uma massa folhada (receita de sua preferência ou comprada pronta, de boa qualidade) e cubra as maçãs com um disco. Os retalhos de massa que sobram podem ser cortados em tiras e distribuídos em cima do disco de maneira uniforme.

Leve ao forno pré-aquecido 180°, até que a massa doure e abra bem. Desenforme ainda quente, virando em um bonito prato. Pode ser servida quente, acompanhada de sorvete de creme ou chantilly.

Dicas: Se quiser pode usar açúcar mascavo, o resultado será uma cor mais escura no doce.
A Tatin pode ser feita com outras frutas. Entre elas, pêssego (foto acima / Goiabada de Marmelo), ameixa, nectarina, pera, banana, etc.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário