30.5.16

As italianas Podere Brizio e Dievole chegam ao Brasil com novos rótulos que, somados aos vinhos já trazidos ao país exclusivamente pela em...

Duas novas vinícolas passam a integrar o portfólio da Domno Importadora

Nenhum comentário:
 
As italianas Podere Brizio e Dievole chegam ao Brasil com novos rótulos que, somados aos vinhos já trazidos ao país exclusivamente pela empresa, proporcionam ainda mais qualidade e elegância ao seleto portfólio.

Fundada no final dos anos 70, na charmosa Montalcino, na Toscana, a vinícola Podere Brizio está localizada em uma extensão territorial de cerca de 27 hectares, dos quais nove são vinhas e dois são olivais. O clima específico desta área, bem próxima ao Monte Amiata, faz com que a uva Sangiovese expresse todo o seu potencial.

O tinto Rosso di Montalcino é um ótimo exemplo disso. De aroma expressivo, com notas de cereja negra e framboesa, o vinho impressiona pelo equilíbrio. Os taninos aparecem de forma marcante e aveludada.

                                                    (Foto: Reprodução)

A vinícola Dievole também chega ao Brasil pela primeira vez, por meio da Domno com três rótulos. Uma das mais antigas vinícolas na Toscana, sua primeira safra remonta a 1090, quando os agricultores Vinizio del Fu Sichelmi e Rodolfino del Fu Ardimanno adquiriram os direitos de uma terra rica e exuberante, conhecida como Dieulele ou Vale Divino, para começar a fazer vinho.

                             (Foto: Reprodução)

De terroir perfeito para o cultivo de castas nativas da região, a vinícola apresenta em terras brasileiras os tintos: Novecento Chianti Clássico Riserva, produzido com Sangiovese e uvas tintas autóctones; Broccato Toscana, composto por Merlot, Petit Verdot e Sangiovese; La Vendemmia Chianti Clássico elaborado com Sangiovese e uvas tintas autóctones.

Novecento Chianti Clássico Riserva destaca-se por sua complexidade e amplitude aromática. Seu bouquet de ameixa e cereja negra mostra a excelente maturação das uvas, enquanto nuances de baunilha e alcaçuz revelam sua bela evolução. 

Os taninos são abundantes, porém maestrosamente aveludados, resultando em uma textura macia e sedosa. A acidez equilibrada abre caminho para um longo final de boca, que evidencia a exuberância das frutas negras maduras, exaltando a qualidade de suas uvas.

Os aromas de café e especiarias, cedidos pelo carvalho, não escondem as vibrantes notas de frutas vermelhas como cereja e framboesa do Broccato Toscana. No paladar é potente. As notas de café, especiarias e baunilha são confirmadas, abrindo caminho para um final de boca muito persistente. 

O La Vendemmia Chianti Clássico, por sua vez, é dominado por intensas notas de frutas vermelhas e negras. No paladar mostra bom corpo e volume. A acidez aparece de forma suculenta, enaltecendo as características frutadas do vinho dando mais vida ao conjunto.

Além dos quatro tintos italianos, a Domno traz ao Brasil o branco Ca del Magro  Custoza Superiore (foto à esquerda), da Monte Del Frá. A combinação peculiar das uvas Chardonnay, Riesling Itálico, Trebbiano, Garganega, Incrocio Manzoni, Cortese, Tocai Friulano e Malvasia, aliada ao seu local de cultivo, o pequeno vilarejo da cidade de Sommacampagna (sudeste do Lago de Garda), fazem esse vinho apresentar um perfil único e envolvente. 

Seu aroma é frutado e floral de início, porém, a característica cítrica gradativamente dá espaço para diferentes camadas aromáticas, que evoluem para notas de baunilha, mel, avelã, pimenta branca e um delicado toque mineral. A acidez, em perfeito equilíbrio, proporciona vivacidade e frescor, garantindo um final de boca singular.


A Dommo Importadora está localizada na cidade de Garibaldi (RS), e é uma das empresas do Grupo Famiglia Valduga. É elaboradora dos espumantes Ponto Nero e Ponto Nero Celebration, reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância, e importadora de vinhos finos, trazendo com exclusividade para o Brasil conceituados rótulos de diferentes nacionalidades. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário